PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
Rua Pedro Caboclo Alvarenga- Conjunto Arsênio Alves- Boa Ventura- Paraiba- Brasil

"Criança Evangelizada Hoje, Homem de Bem Amanhã"

PROGRAMA PENSE NISSO

PROGRAMA PENSE NISSO
PROGRAMA PENSE NISSO . De segunda á sexta, 17 horas . Na Rádio Boa Nova de Itaporanga- CLIQUE NA IMAGEM E OUÇA A RÁDIO

TEM GENTE QUE ACREDITA

Tem Gente Que Acredita

(Reynollds Augusto)





Nada mais agradável do que ler livros inteligentes, com idéias inteligentes, que faz a mente pensar e ponderar. Até rimou.

Estou me referindo aos livros da lavra do Professor SEVERINO CELESTINO, da UFPB da Paraíba. É um orgulho para nós, paraibanos, ter em nosso seio um conterrâneo com tanto conhecimento das escrituras ditas sagradas, fazendo com que nós possamos entender, de verdade, as propostas da Bíblia, um depositário de sabedoria que foi distorcido pela incúria e interesses humanos.

Outro que tem muito conhecimento nessa área, sendo um grande expositor, se trata do companheiro e irmão de ideal espírita lá das plagas de Minas Gerais, o Juiz de Direito de BH, HAROLDO DUTRA DIAS. O homem escreve e fala, e sabe do que escreve e fala, sem enganos. São fontes que realmente fazem com que nos aproximemos da mensagem que veio do alto, através de inúmeros médiuns que tinham o apelido de “profetas”, naquele tempo. É preciso “ter olhos para ver e ouvidos para ouvir, no dizer de Jesus”.

Mas eu ainda fico meditando o quanto estamos atrasados na compreensão das questões espirituais. Ligo a televisão e tento extrair alguma coisa nova, mais lúcida, que realmente se aproxime da proposta de Jesus de Nazaré e me decepciono. A mesma ladainha de sempre, evidenciando a milenar idéia de um ser tinhoso, “o coisa ruim”, que está à cata de seres humanos para lhes sugar a alma.

Toda desgraça em sua vida é por conta desse tal ser que se felicita com a sua desgraça e vive brigando com Deus para ver quem pode mais e quem conduz mais irmãos para o céu, das bem-aventuranças ou o inferno, das dores.

É MOLE? “NÉ” NÃO! Tem gente que ainda acredita realmente nisso.

Há uma figura nas escrituras que trata da tentação de Jesus no deserto, cujo diálogo do “capeta” com Jesus é de ensinamento incrível. Com toda certeza talvez o episódio nem tenha acontecido e concluímos isso devido aprendermos que essa figura do mal, guerreando com Deus é mais uma construção macabra dos tempos medievais, que alguns escritores defendem ter sido a “noite” mais escura da humanidade. Ainda bem que surgiu o iluminismo que acendeu o primeiro fósforo para afugentar essa noite escura, que está pouco a pouco sendo afugentada com a vinda do sol de um novo amanhecer. Estamos vendo melhor as razoes da vida. Isso se chama evolução.

Vocês se lembram desse diálogo?

Vamos relembrar:

Somos sabedores de que é preciso vez por outra ficar sozinhos, no “deserto”, naquele bate papo com as nossas consciências e isso para equilibrar as idéias, pois não é fácil vencer o mundo das ilusões. É o “capeta” a nos convocar. Jesus estava cumprindo a tradição e tinha que ser assim e depois de ter conversado com João Batista, próximo ao Rio Jordão, saiu por aí no deserto para ficar sozinho e colocar as idéias em ordem, pois a sua missão era difícil e ele, de verdade, venceu o mundo.

Lucas diz que ele ficou por lá quarenta dias. O mesmo tempo que Moisés usou para a fuga do Egito, no deserto. Coincidência? Ou mais uma figura?

Estava com fome e muito fraco, aí o “capeta” surgiu e falou :

- Sé és filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães?

Jesus redargüiu:

- Nem só de pão vive o homem.

O “coisa ruim” levou Jesus a Jerusalém e disse:” Se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo? Pois está escrito que ele ordenou a seus anjos tenham cuidado contigo e te sustentem nas mãos para não tropeçares em alguma pedra”

- Também está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus”

O “satanás” não querendo perder tempo, levou Jesus ao monte mais alto e queria atraí-lo, por algo que ele não possuía, que era fome de poder e soberba que nós pobres mortais -imortais ainda possuímos. Mostrou todos os reinos do mundo e disse:

- isso pode der todo teu. Dar-te-ei tudo isso se, prosternando-te, me adorares.

- Jesus ordenou-lhe:

- Afasta-me, Satanás, pois está escrito: “Ao Senhor teu deus adorarás a só a ele servirás”.



Essa é uma passagem evangélica interessante, mas para entender é preciso “ter olhos de ver”.

A primeira resposta de Jesus nos ensina que é preciso não valorizar tanto as questões materiais, pois elas são evidentemente secundárias, embora devamos lhe dar o devido valor que devam ter.

A segunda resposta se refere ao equilíbrio da vida e que não é possível barganhar com Deus, pois a vida tem mecanismo de regulação natural, que são leis justas, criadas por ele, e que te levará ao seu destino, que é atingir a plenitude, nessa imortalidade que não tem fim.

Por final ele mandou que o “coisa ruim” fosse embora, pois ele, como todos, estão ligados as leis de Deus e que a vida corre o seu curso naturalmente e que não adianta tentar se desviar da estrada, buscando atalhos que não levam a lugar nenhum, pois “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”, Isso é um princípio jurídico divino. Todos nós despertaremos um dia.

Mas a figura serve para nos ensinar que somos todos tentados por nosso atraso espiritual. A alegoria nos informa para nos purificar, uma vez que jamais seremos ludibriados pela ilusão quando sabemos o que somos o que queremos e para onde vamos.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

Nenhum comentário: